Translate

terça-feira, 31 de maio de 2011

DIGA SIM À LIBERDADE.

PORQUE PAZ SEM VOZ
NÃO É PAZ, É MEDO.
                                   (O RAPPA)

Há tanto ainda para esclarecer sobre LIBERDADE.
Há tanto para entender sobre LIBERDADE.
A palavra LIBERDADE segundo dicionário é o “Conjunto das idéias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão”, de uma forma geral podemos dizer que significa a condição de um individuo não ser dominado por outro, tendo plenos poderes sobre seus pensamentos e atos. Este desejo de liberdade nasce juntamente com todos os seres humanos. E como seres racionais temos capacidade de valorizar o mundo que esta a nossa volta, como plena EXPRESSÃO da vontade humana.
Mas não é bem assim que acontece. Mesmo após tantos anos de luta, mesmo com todas mortes de pessoas inocentes, podemos dizer que ainda vivemos em um período “Ditatorial”. Tão nítido aos nossos olhos. Enquanto jovens lutam por seus ideais, militares tentam censurar, destruir, reprimir.
Já se foi o tempo em que Militares, dominava tudo e todos, repressão nunca mais.
O artigo 5º da Constituição Federal em todos os seus incisos nos deixa isso bem claro.
Art. 5º (...)
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
Infelizmente não é bem o que vemos, nesse vídeo recente.
Até quando os militares tentarão silenciar, torturar, censurar a voz daqueles corajosos ( corajosos sim!) que necessitam de expressar suas idéias, suas propostas de um mundo melhor?
Quantas e quantas pessoas não queriam utilizar de sua manifestação de pensamento, sobre vários temas e não podem, com medo de serem censurados, assim como nesse vídeo? Até quando vai ser assim? Falo sem titubear, MILITARES eu tenho profundo nojo de vocês!
Ainda, sofremos influencia da ditadura, (que para quem se esqueceu foi um período onde militares governaram o pais.) como, por exemplo: polícia repressiva; a tortura; o aumento da dívida externa; o enriquecimento de boa parte dos políticos que aí estão e das empresas ditas nacionais e transnacionais; a domesticação dos pobres como forma de domínio e voto à cabresto; a exploração da mão-de-obra, o latifúndio, entre tantos outros.
Assim, como aqueles jovens na Av. Paulista, tentaram expressar tudo o que sentia internamente, eu, aqui, tento expressar a vergonha que senti de ser uma estudante de Direito, o desprezo que tenho dos militares, pois como demonstrado no video , agrediram tantos jovens. Não estou aqui, para defender os ideais daqueles jovens, mas sim indignada, com a repercussão, com o não aceitamento do protesto, com a falta de LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Assim como eles, estou expressando meus sentimentos, minha revolta. Que mesmo ao ver tantos anos de sofrimento com a DITADURA, com a repressão, com a censura, tortura; posso dizer que tudo que fizeram nos anos anteriores, que todos os que morreram foram em vão, pois ainda vivemos da mesma maneira reprimidos, censurados, sem poder expressar o que sentimos e pensamos.Devemos lembrar a importância de muitas pessoas que viveram no período da ditadura, e deram suas vidas, para poder dar voz à cidadania. Mas que, no entanto, infelizmente a sombra do autoritarismo que existiu, ainda permanece. Sendo  é possível perceber, os resquícios de seus efeitos fatais. LUTAREI PELA LIBERDADE ATÉ O FIM!

LUTE VOCÊ TAMBÉM!!!

Nenhum comentário: